domingo, 17 de agosto de 2014

Ilha Grande

E nós cariocas somos modestos em dizer que lugar mais bonito não existe, e morrerei com esta certeza mesmo diante de belos lugares visitados ( e que pretendo visitar) pelo mundo. E hoje vou compartilhar um pouco de minhas experiências na Ilha Grande, que está localizada na região conhecida como Costa Verde do Rio de Janeiro, e que pertence ao município de Angra dos Reis.





 O acesso à ilha pode ser feito por Mangaratiba, Conceição de Jacareí, Angra dos Reis e Paraty. Já tive oportunidade de fazer três trajetos, exceto por Paraty. O mais curto fiz por Conceição de Jacareí, que leva em torno de 45 minutos, e o mais longo por Mangaratiba, que leva em torno de 1:10 m.



Sugiro que faça sua escolha de travessia considerando sua disponibilidade de tempo, o horário de voo ou saída do ônibus, se tem problemas com enjoo no mar, medo de pequenas embarcações. Na alta temporada também é importante ficar atento aos horários de embarque para que você não fique preso na ilha, sem transporte para retorno.

Quanto a hospedagens existe na ilha uma farta oferta de pousadas para todos os gostos e bolsos. Eu fico sempre na Pousada Arco Iris. A pousada oferece ambiente familiar e bom atendimento.

O que fazer na ilha? são inúmeras opções de passeios de barco, trilhas... eu já estive lá umas três vezes, e não conheço nem metade da ilha. Ah e já estive por lá com sol e com chuva. E mesmo com chuva o lugar consegue ser bonito!





Um dos locais que valem muito a pena conhecer é Lopes Mendes, mas vá com disposição pois fui duas vezes em 1 ano, e não tenho planos de voltar nos próximos 5 anos. Você precisará pegar um barco, descer numa praia e fazer a travessia a pé por uma trilha que levara em média 50 minutos. Vá com um tênis apropriado pois há trechos de barro molhado que é uma beleza para derrapar, ou se preferir vá descalço mesmo.Calçados de solados lisos, esqueça!



Outro passeio bem conhecido na Ilha Grande é a Lagoa Azul ( ainda pesquiso na internet quantas existem só no Brasil, pois já fui em mais de uma ). A diversão na Lagoa Azul fica por conta do mergulho e os peixes coloridos que são facilmente atraídos ao jogar comida ao mar.




Por quase toda ilha você encontra mapas e indicações para as trilhas. Uma trilha leve e de pouca duração é do Circuito do Abraão, que pode ser feita em média de 1 hora. Nesta trilha você conhecerá as Ruínas do Lazareto, Aqueduto, Praia Preta e a Cachoeira do Poção.






Os passeios de barco para a Lagoa Azul costumam parar ainda nas praias de Freguesia de Santanna e Japariz, com almoço normalmente em Japariz que tem um self service bem BBB ( bom, bonito e barato), mas que não será o que vão te oferecer no barco. Então não se preocupe em fechar logo seu cardápio no barco, pois em Japariz há algumas opções de restaurantes.


Como disse a ilha é enorme, são mais de 100 de praias, inúmeras cachoeiras, opções de passeio de barco, trilha, prática de esportes radicais, mergulho, e assim como eu você vai voltar lá, e ainda vai ficar com lugares a conhecer e se encantar. Recomendo tanto a ida, quanto os retornos a este paraíso do Rio de Janeiro. E provavelmente esse texto ainda terá alguns capítulos a acrescentar...




Beijos da BC!

Nenhum comentário: