terça-feira, 30 de setembro de 2014

Jericoacoara

Jeri como é conhecida popularmente fica a mais ou menos 4 horas de distância de Fortaleza, mas a sensação que se tem ao chegar é que você passou por um portal que te dá acesso ao paraíso! Sem exageros! O vilarejo é na verdade um parque nacional, não há iluminação pública, as ruas são de areia, e por isso o acesso só é possível em veículos 4x4.

Para chegar lá a partir do aeroporto de Fortaleza, fretamos um veículo privado, e previamente cotado pelo site de Jericoacoara. Fique atento aos valores pois os mesmos variam bastante, e também fique atento as referências da empresa que está contratando. Existe a empresa de ônibus Fretcar que sai mais em conta para o percurso, mas você deverá planejar seu voo de forma que seja possível pegar tal ônibus que tem poucos horário de saída.

Nos hospedamos na Pousada Ibiscus, a qual reservamos pelo Booking. Muito aconchegante, todos os quartos com varanda, possui wi fi, café incluso, e fica na rua principal do vilarejo, a rua do forró. Não há caixas eletrônicos ou bancos por lá, por isso não esqueça de levar dinheiro, e se possível trocado, pois são péssimos de troco.




Para seus dias por lá os principais itens são protetor solar ( muito, muito mesmo), chinelos e disposição. Você fará tudo a pé ou de bugue. Os bugues são cadastrados na cooperativa local, e o valor será sempre pelo veículo, que comporta até 4 adultos mais o motorista.



Nosso primeiro passeio foi a um dos  cartões postais de Jeri, a famosa Pedra Furada. Fomos de bugue até as dunas, e de lá caminhamos por meia hora, num belíssimo percurso, e cansativo também devido as pedras no caminho, literalmente. Leve água pois o sol é intenso!








No segundo dia fizemos o passeio para Tatajuba, e conhecemos a lagoa azul ( preciso pesquisar quantas existem, pois já fui a tantas), a lagoa do paraíso, o mangue seco, as dunas móveis e fixas. E lá que estão as famosas redes dentro da água, e também onde poderá comer lagostas e camarões a um preço justo, e muito bem servidos.







Na volta passamos pela árvore da preguiça, em Prea. Ela não suportou aos fortes ventos comuns no local durante o segundo semestre do ano. Pausa para fotos!


Conhecemos ainda as dunas petrificadas, são as únicas que não se movem devido a inexplicável petrificação da areia. Chega a ser cortante!!!


No fim da tarde todos se reúnem na praia de Jeri para assistir ao por do sol, num dos bares em frente a praia, ou em cima das dunas a esquerda da praia. Um espetáculo a parte, em qualquer lugar!!!



A noite a concentração é na praça e sua dezenas de lojas e restaurantes, para todos os gostos e bolsos. Não deixe de provar o sorvete Gelato e Grano, é divino! E passear pelas poucas ruas e alguns becos do vilarejo. E não se assuste com a quantidade de estrangeiros, pois eles são maioria lá.


Em locais como esse em quem tudo é pago em espécie, negocie sempre os preços do que puder. Do transporte, dos passeios, pousadas. Vale a pena! 

Viagem maravilhosa, e lugar inesquecível!

Beijos da BC!

2 comentários:

Anônimo disse...

Adorei as dicas. Tô pensando em ir nas minhas férias e depois das fotos e das dicas a vontade só aumentou. Ai ai ai rssssss
brigadaaa
bjsss
Fabi

Unknown disse...

Oi Fabi! Passo todas as dicas que precisar! E super apoio esta viagem! Bjo