terça-feira, 1 de abril de 2014

Sábado, praia, sol e borboletas...


Apenas mais um dia comum, um fim de semana comum, um  sábado comum de sol numa praia do RJ, exceto por um fato novo: Fiz uma tatoo... de henna, e o desenho: uma linda borboleta. Inseto envolto de imensa simbologia, que sinceramente não me dei conta ao escolher o desenho a ser feito, mas que em meia hora de papo com amigos, e mais uma consulta psicológica remeteram ao real motivo dessa escolha.


Pesquisando no Google, não foi difícil encontrar algumas boas definições e artigos sobre o tema:

“A borboleta é considerada o símbolo da transformação.”
“Para a psicanálise moderna a borboleta significa o símbolo do renascimento.”
" Ainda são vistas como espíritos viajantes. Não há outro animal que passe por uma metamorfose tão intensa e completa."
“Borboleta é um símbolo poderoso para aqueles que estão ou consideram fazer uma grande mudança em suas vidas. É também um dos símbolos mais inspiradores do mundo animal, pois sua energia sabe precisamente o tempo para deixar o conforto e a limitação de seu casulo e voar livremente para o mundo. Para nós, seres humanos, o casulo dos nossos pensamentos e medos pode ser tão limitantes quanto seguros e familiares. Por isso ficamos com medo do que possa estar fora de nossos pensamentos, do nosso controle e dos sistemas de crenças limitantes, prendendo-nos e nos aprisionando a nós mesmos, o que faz com que sabotemos nossos sonhos e desejos, nos separando de nosso potencial ilimitado.”

Nossa! Mas juro que foi sem querer! Foi uma escolha inconsciente influenciada pelo ambiente, pelo estado de espírito naquele momento ali, eu, o mar e os  meus pensamentos.
Bem verdade que quem me conhece, e eu mesma que busco mais sobre mim, não teremos dúvidas que não há melhor descrição para minha pessoa: transformação! Renascer a cada ciclo de minha vida, dos mais conturbados aos mais ousados, dentro das limitações impostas a mim por mim mesma. E diga se de passagem cada dia menores tais limitações, cada dia menos medos, e com medo de verdade disso. Afinal são eles nossos mecanismos de defesa, o que nos dá uma travada diante das circunstâncias.


Esse meu espírito de borboleta costuma causar muito zum zum zum entre as pessoas, seja pelo lado positivo ou negativo. Mas o que é a vida senão um leque de opções? Você não pode escolher seus pais, sua cor, sua classe social ao nascer, mas a partir de determinado ponto de discernimento diante da vida, fica a critério de cada um ser larva ou sair do casulo, e alçar voos face às oportunidades que a vida nos proporciona. E se não proporcionar? Crie você! A vida é mutável, o ser humano é mutável, circunstâncias são mutáveis. Não tenho a pretensão de lhe escrever um texto de autoajuda, mas tudo dito aqui não é fruto de uma tarde sentada na rede olhando o horizonte, e sim conclusões e vivências de alguém que não tem todas as respostas, mas vive numa constante busca.



A vida é breve, e bem mais breve para alguns. Então se você perde tempo demais em uma determinada etapa desta evolução, tendo aqui como exemplo a borboleta, pode ser que não haja tempo de criar asas, e voar rumo a realização de seus sonhos! Escolhi ser como a borboleta, e você já fez a sua escolha?
Beijos da BC!

Um comentário:

Giselle Batalha disse...

Pronto! Decidido! Essa será a minha terceira tatoo. E a culpa é sua!!!