domingo, 7 de setembro de 2014

Ibitipoca - MG

O Parque Estadual do Ibitipoca é um dos parques mais visitados do estado de Minas Gerais, e minha ida até lá foi mais uma da série vontades que surgem do nada, até porque nem companhia eu tinha, mas tinha vontade, e isso na vida já considero o suficiente.


Fui com um grupo fechado, com meu amigo Jorge com o qual costumo fazer trilhas e passeios ecológicos, de aventura (http://www.trekkingnorio.com/) .

No site http://www.ibitipoca.tur.br/ você encontrará dicas de como chegar, hospedagens, acesso ao parque e o que não pode ficar de fora nesse passeio ao paraíso! Como fui com "pacote", não pesquisei nada além dos atrativos do Parque Estadual do Ibitipoca.


Um dos principais atrativos do parque é a trilha até a Janela do Céu. São 16 km  de caminhada entre subidas e descidas ( 16 km!!!), e foi gratificante conseguir vencer o cansaço para chegar lá.


Dentre as trilhas que estão no circuito da Janela do Céu passamos pelo Cruzeiro, Gruta dos Três Arcos, Gruta dos Fugitivos, Mirante e a Janela do Céu.






Outro circuito que fizemos ( tínhamos apenas um final de semana por lá), foi o Circuito das Águas, bem mais tranquilo que o da Janela do Céu, mas tão lindo quanto. Este circuito é de 5 km ( ida e volta), e fizemos as trilhas do Lago dos Espellhos, Lago Negro, Ponte de Pedra, Lago das Miragens.










Como toda cidade pequena, vilarejo, povoado é sempre bom lembrar de levar dinheiro em espécie, pois pode não haver caixas eletrônicos ou agências bancárias, e nem todos os locais podem aceitar cartôes, medicamentos pois pode não haver farmácia próxima.

Em Ibitipoca a noite faz bastante frio ( para cariocas como eu), então não esqueça o agasalho. Caso você vá sozinho, não precisa ter receio pois são muitos grupos por lá, e fazer amizade é fácil. Foi minha primeira viagem "sozinha", e eu curti demais.

O estado de Minas Gerais pode não ter praia, como gostamos de falar, mas tem inúmeras cachoeiras, parques ecológicos, cidades históricas, e boa parte é de fácil acesso para quem sai do RJ para curtir um fim de semana.


Beijos da BC!

Nenhum comentário: