sábado, 23 de agosto de 2014

Santiago do Chile, terremotos e tsunamis...

Como em todos os últimos dezembros de minha vida, eis que começa aquela inquietação sobre em que lugar quero começar meu novo ano. Em dezembro de 2012 o local escolhido foi nosso quase vizinho Chile.Foi minha primeira viagem internacional, e acho que também a última que fiz por agência, e que nos deixou uma lição: seja chato e confira detalhadamente seus voucher's!


A emoção já começa no avião quando o piloto avisa que poderá ocorrer turbulência em virtude da cordilheira dos andes. Com sorte não tivemos nenhuma, nem na ida e nem na volta! Ufa! Embora na ida já fosse madrugada, e estivéssemos em pleno verão, conseguimos enxergar do avião as partes mais altas das montanhas devidamente cobertas de neve. Ah claro que essa foto foi na volta, e de dia ...risos!



Nos hospedamos no bairro Las Condes, no hotel Marina Las Condes. O hotel oferece um bom atendimento, café da manhã excelente e disponibiliza wi fi como cortesia em todas as dependências. Bem localizado, a duas quadras do metrô e bem próximo a um dos principais shoppings de Santiago.

Fizemos previamente a nossa programação como de costume, e conseguimos fazer quase tudo que nos propomos em nossa disponibilidade de 3 dias. Confesso que a única coisa que me incomodou nesta viagem era a iminência de terremoto, quando você estava esquecendo se deparava com uma placa de procedimentos em caso de terremoto. Também não teve nenhuma ocorrência durante nossa estadia. Ufa (2)!


 Fomos para o centro de Santiago, conhecemos os principais prédios históricos, e em seguida fomos ao  Mercado Central, e se prepare pois o assédio dos garçons realmente é grande, beirando a chatice!
 No Mercado Central você pode comprar seus souvenir's ( aceitam Real inclusive), comer frutos do mar ( que é a grande atração local), e se estiver com grana ( quando fomos era algo em torno de 300 reais) mais disposição pode provar a centolla ( caranguejo chileno gigante) e beber pisco sour ( eu detestei!). O mercado abre de segunda a domingo, e de metrô você deverá descer em Puente Cal y Canto, linha 2 (amarela).





O pisco sour seria algo similar a nossa caipirinha, mas eu fico com a nossa caipirinha mesmo.


A noite também fomos para lá, e comemos no restaurante Como Água Para Chocolate. Recomendadíssimo!!


Prosseguindo a pé chegamos ao Palácio de  La Moneda, sede da presidência chilena. Se quiser ver a troca da guarda, fique atento aos dias e horários que ela ocorre. Nós dispensamos.


Ainda a pé caminhamos até Cerro Santa Lucía, de onde se tem uma visão panorâmica de Santiago. Mas prepare as pernas, porque são intermináves degraus até lá. E Santiago é tão ou mais quente que o Rio de Janeiro no verão.





Viña Del Mar e Valparaíso

Fomos pela agência Touristik  realizar estes passeios, mas é possível ir por conta própria de transporte público.
Em Viña Del Mar que fica o famoso relógio das flores, que é o principal cartão postal da cidade.



Passamos rapidamente pelo Museo Fonck que possui uma coleção de objetos arqueológicos chilenos, mas não entramos, acho que estava fechado na época.


Já em Valparaíso pegamos um fenômeno que causa uma forte neblina fria, mas ainda assim subimos para ver o local de cima. Com suas casas coloridas e encantadoras, Valparaíso pertence ao patrimônio cultural da humanidade, e é lá também que está uma das casas do poeta  Pablo Neruda.







Ah claro que aproveitei para molhar meus pezinhos no oceano pacífico, afinal não sei quando nos encontraremos novamente! Quase congelo!!! 



Vinícola de Concha y Toro

Optamos pela vinícola de Concha y Toro, e também fomos pela  agência Turistik, mas o acesso também pode ser realizado por conta própria. O passeio é guiado, e dá direito a degustação de alguns vinhos, e ao final compra dos mesmos.




Dentro do curto prazo que tínhamos conseguimos otimizar bem o nosso tempo. Não fomos as cordilheiras, pois além da distância, era verão e não veríamos quase nada de neve. 

A moeda do Chile é o Peso Chileno, que você pode fazer câmbio no Brasil ou lá ( vale bem menos que o nosso Real). Pode deixar pra sacar lá em moeda local, dependendo do seu banco ( o meu é Santander e tem aos montes por lá).

Não é necessário tomar nenhuma vacina, não precisa de visto, pode embarcar apenas com sua identidade ( não precisa de passaporte). O comércio de rua fecha sábado a tarde e domingo o dia todo. Já os shoppings funcionam de domingo a domingo.

Turista é sempre turista! Então atenção nos transportes, olho no taxímetro e nas bolsas, dinheiro sempre que possível trocado, e nos mais curta Santiago !

Beijos da BC!

Nenhum comentário: