domingo, 20 de julho de 2014

Lençóis Maranhenses: muito mais que um monte de areia!!!

Sempre tem aquele lugar que você tem vontade de conhecer, mas fica achando que quando chegar lá não será isso tudo. Com os Lençóis Maranhenses foi mais ou menos assim.Tinha muita curiosidade em conhecer, mas achava um pouco de exagero a beleza que descreviam. Grata surpresa foi ver que eu estava enganada! Que paraíso!


Primeira constatação : Nunca mais reclamar do calor do RJ! Chegamos em São Luis por volta de 2:30 da madrugada, e o clima era...calor insuportável! risos...

De São Luis ao município de Barreirinhas são umas 4 horas de estrada esburacada, que parece não levar a lugar nenhum. E você já começa a pensar: o que estou fazendo aqui?

Ficamos hospedados na pousada Porto do Rio. Uma graça e bem confortável, com piscina , ar condicionado ( com o calor que faz naquele lugar!), quartos com varanda e rede, um farto café da manhã, e ao fundo da pousada tem o rio Preguiças que é a principal via fluvial do local, e meio de vida da maioria da população. O nome teve origem pela existência de muitos bichos da espécie que habitavam o lugar. 



Começamos nosso passeio pelos Pequenos Lençóis, visto que só tínhamos dois dias de viagem. Fomos a Caburé almoçar, e lá é possível ver o encontro do rio com o mar, vimos muitos macacos pregos em Vassouras, visitamos o farol de Preguiças em Mandacaru. Tudo isso através de voadeira, um barco  que em alguns momentos te dá a sensação de desembarque involuntário e imediato ( medo? ah que isso!).









No segundo dia nosso rumo era o mais esperado : os Grandes Lençóis!!! E suas lagoas que nesse período de julho estavam cheias, e lindas!!! 

Para chegar lá não é o melhor dos mundos! Se você é fresca (o), nem comece a viagem! Embarcamos num pau de arara, que em seguida atravessa o rio por uma balsa, e se embrenha na mata cercada de caju, buriti, açaí e mais um pouco. Nunca estive em um Rally, mas acho que isso foi uma bela prévia!





Após sobreviver ao Rally, outra notícia: para ter acesso aos Grandes Lençóis é necessário subir uma íngreme duna de 30 metros de altura! Ok há uma corda, mas só da metade do caminho para cima, a areia é fofa e a sensação é de morte!!! E ai quando você finalmente chega ao topo, você acha que chegou ao paraíso! Eu pelo menos fiquei alguns minutos de boca aberta tanto pela falta de folego quanto pelo impacto do que estava olhando!










E já que por lá estávamos, ficamos aguardando o por do sol! A quem não curta, afinal o sol se põe todos os dias no planeta todo! Mas eu particularmente contemplo seja em que lugar estiver, pois acredito na máxima que a felicidade está nas pequenas coisas.





E assim terminou nossa viagem a este encanto de lugar! O vilarejo em si é aquele típico de novela global. Pracinha, comidas típicas ( muitaaaa tapiocaaa), aparentemente pacato, e quente! Muito quente! Não esqueça de forma alguma o repelente e o protetor solar. No mais boa viagem!

Beijos da BC!

Nenhum comentário: